sexta-feira, 16 de abril de 2010

WI-FI ROUBADO PODE LEVAR DONO DA REDE À JUSTIÇA


Sem configurações adequadas, roteador fornece acesso à web para vizinhança, Caso alguém use esse acesso inadequadamente, quem responde é o dono da rede.

II

JULIANA CARPANEZ Do G1, em São Paulo

I

Seja por falta de conhecimento ou por questões ideológicas, os donos de roteadores Wi-Fi equipamentos que oferecem acesso sem fio à internet -- muitas vezes deixam suas redes abertas para serem usadas por outras pessoas. Essa prática pode, no entanto, facilitar a ação de pessoas mal-intencionadas que cometem crimes via internet, como o roubo de senhas e download ilegal de conteúdo, por exemplo. Quando isso acontece, o verdadeiro dono da rede pode acabar respondendo na Justiça por ações que muitas vezes desconhece.

I

“Uma investigação pode levar até esse usuário, caso ele não feche sua rede sem fio e ela seja utilizada para ações ilícitas”, explica Renato Opice Blum, advogado especializado em direito digital. “O usuário dessa tecnologia tem que fazer as configurações de segurança ou pode ser considerado legalmente negligente. As informações estão no manual: elas devem sempre ser lidas e seguidas”, continua o especialista.

I
Por isso, os donos de redes que quiserem fornecer acesso às pessoas da redondeza devem ter conhecimento o suficiente para saber até onde vai o limite dessa oferta. Diogo Superbi, engenheiro de vendas da fabricante de roteadores Linksys, afirma que a “socialização” do acesso é válida, desde que os usuários tenham controle sobre o que querem compartilhar. “Ao disponibilizar a rede, é preciso entender o suficiente de segurança para saber que tipo de dados ficarão acessíveis, além de saber como proteger bem seu computador”, afirmou o especialista. (CONTINUAR LENDO).

I

I

Matéria retirada do portal G1.

0 comentários:

Postar um comentário